Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.
A Pré-História está dividida
em três períodos:
Período
Paleolítico ou da Pedra Lascada (Do
aparecimento do homem até cerca de 10 mil a.C.) – Nessa época, o homem era
nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de
frutos.
Paleolítico Inferior: Primeiros hominídios; caça e coleta; controle do
fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas,
machados.
Paleolítico Superior: O homem deste período era nômade. Os artistas
realizaram também trabalhos em escultura. Mas , tanto na pintura quanto na
escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras
femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios
volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Nesse período foram desenvolvidos
instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha,
lançador de dardos, anzol e linha;
Neolítico ou
Pedra polida (De 10 mil a.C. até cerca de 4 mil a.C.). Os
homens tornaram-se agricultores, pastores e sedentários. Os temas da arte
mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e
pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua
preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Idade dos Metais (De 4 mil a.C. até cerca de 3500 a .C.) marca o início da dominação dos
metais por parte das primeiras sociedades sedentárias.
Na Idade dos Metais marcou:
• aparecimento de metalurgia;
• aparecimento das cidades;
• invenção da roda;
• invenção da escrita; arado de bois entre outras
invenções.
Parece difícil acreditar que homens da Idade da Pedra faziam arte. Eles
habitavam cavernas em quase toda a Europa, principalmente as da região
Franco-Cantábrica, perto dos Pirineus. Os objetos deixados por estes povos
revelam habilidade superior e podem ser encontrados arpões, machados, agulhas
de osso bem acabados e em grande variedade. Viviam em comunidade, dividiam a
caça e estavam deixando a vida nômade. As comunidades tinham alguma organização
e surgem artífices especializados (artesões, artistas).
A maior realização dos homens
pré-históricos foi a arte, o que indica um grande progresso intelectual. Surge
a pintura mural, a escultura, o entalhe e o relevo. Na pintura, uns pigmentos
chamados “terra” ou naturais, que são o ocre e o vermelho do hematita, além do
carvão eram misturados à água, à gema ou à clara de ovos ou sangue de animais,
e pintavam com os dedos ou peles de animais.
As PINTURAS de animais que serviam de
caça eram constantes: conseguiam representar uma grande variedade e é
surpreendente a capacidade de pintá-los com o traço firme e preciso.
As figuras são representadas
lateralmente com uma riqueza de detalhes. Cascos, crinas, olhos (de frente),
manchas características de uma ou outra espécie. A sensação de movimento é o
que mais impressiona. Os animais saltam, correm e demonstram grande energia.
Nota-se, às vezes, flechas, e o animal sangrando.
Os animais são representados em
ocasiões diferentes, e nota-se sobreposição de uma pintura nova sobre a antiga,
como se tivessem motivos especiais para representar só naquele espaço.
Naquela época, a vida era
difícil e morria-se muito cedo. Calcula-se que atingir 35 anos seria
extraordinário. A mortalidade infantil era elevada sem os cuidados de higiene e
alimentação adequada. A fome deveria ser ameaça constante, fora os perigos
representados por animais ferozes e os cataclismos naturais. A gravidez,
extremamente necessária e benéfica, era considerada como um acontecimento
sobrenatural. Por isso, deviam acontecer sessões de magia não somente para
propiciar a caça, como também a fecundidade. As cerimônias religiosas
combinavam dança, música e dramatizações.
Somente os animais que fossem
caçados no dia-a-dia eram objetos de invocações aos deuses para que lhes fossem
concedidos.
Como já vimos, a pintura é
figurativa e realista. Outra coisa interessante, é que as figuras não são
representadas em plano algum, são soltas nos espaços, não há “chão”, nada fica
atrás ou na frente de alguma coisa.
Com o fim da ultima glaciação, a
representação artística refletirá as mudanças climáticas e as conseqüências
sobre a vida do homem primitivo. Ele abandonará as cavernas e o progresso será
acentuado. Tudo irá mudar. A Arte também.
ARQUITETURA
Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e
Carnac na França, todos eles com funções ritualísticas.
ESCULTURA
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos
quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em
toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras
femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas
largas, são associadas ao culto da fertilidade;
Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e
a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em
pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.
O homem pré-histórico tinha como principal objetivo o de imitar a
natureza e não o de fazer música ou dança. Mas aos poucos começou a produzir
sons e os movimentos corporais nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo,
na evocação das forças da natureza, no culto dos mortos, no decorrer da caça.
AS
CAVERNAS
Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos
corporais, como colares e, depois, magníficas estatuetas, como as famosas
“Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre,
algumas delas são:
Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de desenhos feitos há 14.000 anos, foram
osprimeiros desenhos descobertos, em 1868. Sua autenticidade, porém, só foi
reconhecida em 1902.
Caverna de LASCAUX, França, suas pinturas são achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor
preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês.
Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de
rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994.
Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.
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