sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tipo de artes

A arte apresenta-se através de diversas formas como, a plástica, música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura etc.


Existem várias expressões que servem para descrever diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cênicas, arte gráfica, artes visuais, etc.

A inclusão de algumas formas de arte não foi muito consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:



·         Música;
·         Dança / Coreografia;
·         Pintura;
·         Escultura;
·         Teatro;
·         Literatura;
·         Cinema;
·         Fotografia;
·         Histórias em Quadrinhos;
·         Jogos de Computador e de Vídeo;

·         Arte digital.

A Arte em nossa vida


A arte acompanha os acontecimentos do mundo de acordo com sua época. Antes do surgimento da fotografia a arte era utilizada para representar o que se via. Com passar do tempo adquiriu formas pessoais, deixando de ser apenas uma representação para ser uma expressão do “artista”. É possível encontrar talentos para as artes em todas as classes sociais, seja nos adultos, nos adolescentes e nas crianças. Através das artes se resgatam as cidadanias, a interação social/familiar, a comunidade, a cultura de um povo, ocorrendo mudanças significativas no comportamento das pessoas.

Num mundo que tem se tornado cada vez mais materialista e freqüentemente nos torna passivos frente à tecnologia, a busca pela arte é a alternativa para sair da rotina, para ir ao encontro da beleza e da fantasia, fazendo-nos respirar de novo e repor nossas energias nos garantido o bem estar e o equilíbrio físico e mental.

Antigamente as pessoas somente procuravam a arte para ter uma profissão e seguir uma carreira: ser artista.

Pintura, teatro, escultura, escrever um poema, um livro, faz com que as pessoas expressem e extravasem as emoções. Ao mesmo tempo se permitem utilizar seus recursos internos e suas habilidades para dar forma ao material, seja argila, ferro, madeira, papel, um instrumento musical, uma peça teatral...

A atividade artística, seja qual for, abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar o aspecto da vida, da experiência acumulada. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. É expressar nossas vivências, nossos sonhos, conforme os sentidos e descobrir novas formas, segundo as quais a sociedade pode ser construída.


A arte vem se tornando importante aliada na recuperação da saúde física e mental, tanto que a medicina e a psicologia vêm a utilizando como coadjuvantes nos tratamentos para aliviar sintomas de diversas doenças, para superar a dificuldade de aprendizagem de crianças e adolescentes e controlar a hiperatividade.

A arte solicita da pessoa, introspecção reflexão, concentração, organização de idéias, pensamentos e forma hábitos de trabalho. A pessoa se educa.

Do ponto de vista psicológico, descobriu-se que ao se dedicar a uma atividade criadora, artística, a pessoa melhora sua auto-estima, baixa seu nível de angústia, de estresse e de ansiedade, possibilitando lidar de forma mais saudável e equilibrada com as dificuldades que se deparam no dia a dia. A ciência da psicologia recomenda: “a arte faz bem para a saúde física e mental”.

A importância da Arte


A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.


Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.


Projeto: "Arte por toda parte" 2018